top of page
rafaê cinematography

Fotógrafo e Diretor de Fotografia, com formação em Fotografia e estudos aprofundados em História da Arte, o repertório de rafaê se expandiu ao viajar por diversos países investigando novas linguagens e técnicas no audiovisual.

 

Sua técnica, marcada pela busca intransigente pela qualidade, se funde com a estética, criando uma poética que conecta a tradição da fotografia analógica junto às inovações tecnológicas contemporâneas.

 

Com experiência em diversos ramos da fotografia, segue uma abordagem que parte da desautomatização do olhar, onde a paixão por eternizar momentos, aliada aos detalhes e intencionalidade estética, são motores do seu trabalho.

cineasta,
documentarista,
fotógrafo.

2016

Prêmio MoFilm de Melhor Direção de Fotografia
Campanhas para Bradesco, 50 Best Restaurants e Be More Human (Reebok)
Barcelona, Espanha

2022

Prêmio Bugil de Cinema de Melhor Média-Metragem Filme "Domingo todos los días" 
Extremadura, Espanha

2024

Prêmio Menção Honrosa
Longa Metragem 
Filme " CERNE " 
Lisboa, Portugal

2025

Prêmio Melhor Fotografia do Festival Internacional CINEMAZ
Curta Metragem 
Filme " Avenca " 
Minas Gerais, Brasil

trajetória

Iniciou sua carreira em 2005 como fotógrafo still na TV Globo, onde permaneceu por oito anos, participando de grandes produções e conquistando destaque no mercado audiovisual. Em 2012, estreou como diretor de fotografia no filme Kuarup, que retrata a tradicional cerimônia indígena no Xingu, em parceria com a Imagine Filmes.

Entre 2013 e 2015, assinou a direção de fotografia do programa Faixa Musical, no Canal Brasil. No campo publicitário, conquistou em 2016 o Prêmio MoFilm de Melhor Direção de Fotografia com campanhas para Bradesco, 50 Best Restaurants e Reebok (Be More Human). Também foi responsável pela fotografia e direção de videoclipes de artistas como Letrux, Hamilton de Holanda, Diogo Nogueira, MaeAna e Sílvia Pérez Cruz.

fotografia

filme

De 2016 a 2019, fotografou e co-dirigiu o documentário Mar de Lama. Entre 2022 e 2023, esteve à frente da direção e fotografia do longa-metragem CERNE (Premiado em Portugal e no Brasil). Em 2024, assinou a fotografia do filme Rio 460 - em celebração aos 460 anos da cidade e aos 60 anos da TV Globo - além dos curtas Avenca (Prêmio de Melhor Fotografia) e Amazon Rouge (indicado em Cannes). Em 2025, assinou a fotografia em curtas metragem na Europa.

Seu último trabalho foi dirigindo o média-metragem Vozes que Inspiram, filmado em Portugal. Atualmente, dedica-se à criação e direção de novos projetos no Brasil e no exterior, sempre guiado pelo desejo de contar histórias que merecem ser vistas e lembradas.

documentário

rafaê cinematography
bottom of page